segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Roberto Cláudio prega a união das lideranças de Fortaleza

A euforia tomou conta do comitê central de Roberto Cláudio, eleito prefeito no pleito de ontem, com 53,02% dos votos válidos de todo o eleitorado de Fortaleza. A partir das 18h46, quando no telão montado no palco os resultados mostravam 94% das urnas apuradas, com o ainda candidato do PSB estando com 54% dos votos apurados, todos pulavam e cantavam a vitória.

Por conta da festa, ocorrida nas proximidades da avenida Sebastião de Abreu, o engarrafamento ficou quilométrico, mas ainda assim, as pessoas que estavam com seus carros parados na via não se importavam com os transtornos e só pensavam em comemorar. Já a partir das 17 horas, o comitê já encontrava lotado com muitos carros nos arredores do equipamento. Bandeiras, carros de som e muita cor amarela davam o tom do evento, que seguiu durante à noite.

A música que embalava os milhares de simpatizantes da campanha que se aglomeravam esperando a chegada do prefeito eleito foi a mesma que ecoou pelos quatro cantos da cidade durante os três meses e meio de campanha. Muitos parlamentares e dirigentes de partidos, apoiadores, também compareceram ao local para parabenizar o vitorioso.

Festa do candidato

O governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, um dos principais apostadores na candidatura de Roberto Cláudio, compareceu à festa, mas não chegou a discursar para o público. Apenas acenou e foi ovacionado por todos. Segundo sua assessoria, o governador chegou a dizer que o dia de festa era do candidato que saiu vitorioso, por isso o momento era de comemoração e a atenção era apenas para ele.

No momento em que o candidato eleito subiu ao palco junto com seus correligionários a multidão não conteve a emoção e demorou a parar de cantar e gritar o nome de Roberto Cláudio. Muitas personalidades estiveram no palco, como os senadores Eunício de Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB), alguns deputados estaduais e federais, vereadores e dirigentes partidários. Os candidatos derrotados Valdeci Cunha (PRTB), Moroni Torgan (DEM), André Ramos (PPL) também estavam lá.

O prefeito eleito, que assume a Prefeitura de Fortaleza a partir do dia 1º de janeiro, fez questão de agradecer tanto a presença quanto a confiança de todos os aliados no segundo turno. Lembrou um por um, principalmente, os irmãos Ciro e Cid Gomes. Mas quem foi mais ovacionada não foi nenhumas das personalidades políticas, mas a esposa do agora prefeito, Carol Bezerra, que presidiu o Comitê das Mulheres e esteve sempre participando de todos os eventos da campanha eleitoral em Fortaleza.

Presidente

Sobre Ciro Gomes, Roberto Cláudio lembrou um desejo antigo do ex-deputado federal: o de ser presidente do Brasil. Em seu agradecimento, disse que um dia o Brasil vai dar essa oportunidade para Ciro. "Ela ainda vai ser o que não foi. O Brasil vai dar essa oportunidade para ele eu tenho certeza. Ele tem apenas 53 anos", lembrou

O senador Eunício Oliveira foi mencionado como "o aliado da Dilma que percebeu que aqui em Fortaleza era a hora de mudar". Um momento de constrangimento da festa da vitória foi quando o prefeito eleito lembrou a candidatura de Elmano de Freitas (PT) e o parabenizou pela disputa. Nesse instante, o candidato petista, que foi derrotado no pleito de ontem, foi vaiado por todos os presentes no comitê central.

Quase uma hora depois que o novo gestor realizou seu discurso e desceu do palco, partindo para comemorar entre familiares e amigos, os militantes ainda permaneciam no local dançando e cantando o jingle da campanha pessebista. Segundo ele, o momento agora é de descansar para na próxima semana, iniciar, novamente, as discussões políticas sobre diversos temas, dentre eles, a transição do Governo Municipal.

Transição

O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), garantiu ontem, durante entrevista coletiva, que a partir desta semana já começa a planejar um diálogo com a prefeita Luizianne Lins (PT) para elaborar estratégias de Governo, saber os prazos dos projetos em andamento e os recursos que têm de ser captados pela Prefeitura. Ele justifica que pretende fazer uma "pacífica transição" de gestão.

De acordo com Roberto Cláudio, todo Governo deve aprender a dialogar com a oposição para garantir a "democracia". "É importante que a gente tenha a compreensão que a oposição é parte do funcionamento da República. O governo que sai dá informações e presta esclarecimentos", considera.

Outra garantia do novo prefeito é que dialogará também com o PT e com todos os partidos que integraram a coligação adversária e de legendas que não apoiaram nenhum dos dois candidatos no segundo turno para "unir" a cidade. "Essa é uma obrigação de quem quer unir Fortaleza do ponto de vista político, não é nem administrativo. É unir as pessoas, mesmo sendo de oposição". Ele afirmou ainda que já ligou para alguns dirigentes partidários agendando reuniões

Sobre o desgaste com o PT, ele afirmou que, pessoalmente, não tem problemas com nenhuma liderança da legenda. "Essa campanha não surgiu com nenhum rancor, nenhuma azedume de nenhum de nós. Tenho amigos pessoais no PT, certamente que vou buscar o diálogo", declarou.

Durante o discurso para os milhares de militantes, chegou, inclusive, a citar o adversário, Elmano de Freitas, que, segundo ele, apresentou boas propostas para a cidade e "brigou dignamente". "Eu vou procurar o Elmano para lhe parabenizar, porque quem ganhou com a campanha foi o povo de Fortaleza", enfatizou, enquanto discursava para a plateia.

O discurso repetido por Roberto Cláudio é o de unificar Fortaleza, que, segundo ele, é uma das cidades mais "apartadas" do Brasil. "O primeiro passo é unir a cidade. Fortaleza é, hoje, uma cidade socialmente apartada. Juntar sindicalista, intelectual, professor, movimento social, imprensa, a Fortaleza do bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário